top of page
pedropess

Espeleólogo americano é resgatado de caverna na Turquia após vários dias de sofrimento

As equipes de resgate retiraram o explorador americano Mark Dickey de uma caverna nas montanhas Taurus, na Turquia, mais de uma semana depois que ele adoeceu a uma profundidade de mais de 3.280 pés dentro da caverna.

A Federação Turca de Espeleologia anunciou que o explorador de 40 anos foi removido com sucesso da última saída da caverna por volta das 12h37, horário local, na terça-feira. Os esforços para libertar Dickey começaram depois que ele teve sangramento no estômago em 2 de setembro.





“Assim, a parte da operação de resgate em cavernas terminou com sucesso. Parabenizamos todos aqueles que contribuíram”, disse a organização no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Quando Dickey adoeceu pela primeira vez, outros membros da sua expedição contactaram a Associação Europeia de Resgate em Cavernas na esperança de lhe conseguirem medicação para que pudesse sair da caverna sozinho. Quando o seu estado se deteriorou no dia seguinte, pediram ajuda internacional.

Em 3 de setembro, uma equipe de resgate húngara conseguiu descer na caverna o suficiente para chegar a Dickey e fornecer cuidados médicos, bem como sangue fresco e fluidos, de acordo com uma atualização da Equipe de Resposta Inicial de Nova Jersey postada no Facebook.

Desde então, equipas da Turquia, Polónia, Itália, Croácia e Bulgária também chegaram para ajudar na operação. Ao todo, 190 médicos, paramédicos e especialistas em cavernas de oito países juntaram-se ao esforço, disse o governador de Mersin, Ali Hamza Pehlivan, informou a AP.

As equipes de resgate moveram Dickey com sucesso até 590 pés abaixo da superfície na segunda-feira, revelaram a Federação via X. No dia anterior, eles se moveram para um acampamento temporário a 2.300 pés abaixo do solo. o sistema de cavernas de Morca para a Associação do Grupo de Espeleologia da Anatólia. 

'UM VERDADEIRO HERÓI': a caminhada do bombeiro de 11 de setembro para aumentar a conscientização sobre o TEPT leva a um presente inesperado na Trilha dos Apalaches Os resgatadores desceram 3.000 pés na caverna Morca depois que o explorador de cavernas americano Mark Dickey adoeceu. desceu 3.000 pés na caverna Morca depois que o explorador de cavernas americano Mark Dickey adoeceu. 

Uma subida profunda a uma profundidade de 4.186 pés, a caverna Morca é a terceira mais profunda da Turquia, de acordo com a Federação de Espeleologia da Turquia. “As missões de resgate em tais profundidades são muito raras, extremamente difíceis e precisam de muitos resgatadores de cavernas muito experientes”, disse a ECRA em um comunicado. 

“Quero agradecer a todos que estão aqui e agradecer a resposta da comunidade espeleológica”, disse Dickey anteriormente. em um vídeo gravado no nível de 3.280 pés. "Sei que a resposta rápida do governo turco para obter os suprimentos médicos de que preciso, na minha opinião, salvou a minha vida." 

Dickey é o secretário do comité médico da ECRA e uma "figura bem conhecida na área espeleológica internacional". comunidade, um espeleólogo altamente treinado e ele próprio um salvador de cavernas", de acordo com o site da Associação.

Explorador em condição estável. 
Embora a causa da doença de Dickey não tenha sido clara, a AP informou que os pais do explorador disseram que seu filho estava em condição estável. Debbie e Andy Dickey, disseram que seu filho "foi retirado da Caverna Morca em condições resultantes, é um descanso indescritível e nos enche de uma alegria incrível". com uma maca durante a missão de resgate. 

O explorador estava demais doente para sair sozinho, mas sua condição melhorou com a ajuda da equipe de resgate. Uma mensagem de vídeo disponibilizada pelas autoridades turcas na semana passada mostrou Dickey de pé e movimentando-se. 

Na época, Dickey disse que não estava “curado por dentro " e preciso de ajuda para sair da caverna. Ele também agradeceu à comunidade espeleóloga e às autoridades turcas por seus esforços para resgatá-lo.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page